“O problema de não ter um objetivo é que pode passar a sua vida a correr de um lado para o outro sem nunca conquistar nada.” – Bill Copeland

Introdução

Agir com o objetivo em mente, ou concentrares-te no teu sucesso, é 50% do caminho para alcançares aquilo a que te propões. Vê aqui 3 maneiras de apressar os teus objetivos.

Aja com o objetivo em mente – ou concentre-se no seu sucesso.

“Começar com o objetivo em mente é a qualidade da imaginação. Se você é o programador, então faça o programa” diz o especialista em objetivos Stephen R. Covey. Os objetivos ajudam-nos a concentrar. A qualidade da nossa atenção melhora se tivermos um projeto entusiasmante e interessante ao qual não podemos resistir a pôr em prática. Imaginemos que desejas dar uma organização ao teu espaço de trabalho, para que toda a gente se sinta inspirada a dar o seu melhor.

Os passos que essa mudança acarreta, tal como por exemplo, as preocupações ergonómicas e o planeamento de uma iluminação confortável, podem parecer banais, mas se os juntarmos incitam a uma maior conquista, e assim, exigem que nos esmeremos e nos evoluamos. Concentra-te no sucesso e tem em mente, uma imagem mental, da forma como desejas que as coisas resultem – verás que em pouco tempo te tornarás numa pessoa mais bem-sucedida.

  • Define uma conquista;
  •  um título ao teu projeto;
  • O que é necessário fazer e para quando;
  • Como gostarias que fosse o resultado final;
  • Identifica razões positivas para perseguires esse objetivo.

Aumente a fasquia – ou exija o melhor.

Definir grandeza, desafiar limites, duplicar o objetivo ou tentar algo novo… estes são apenas alguns dos sentimentos que põem os nossos planos em ação e nos fazem mover em direção a resultados revolucionários. Olha à tua volta e verifica a essência de atividades vulgares serem testadas e re-imaginadas. Por exemplo, escolas a redefinirem a disciplina de Educação Física, trazendo novas modalidades desportivas, desde o Kickboxing a modalidades mais esotéricas como o Taichi e o Yoga.

E com a introdução dos Blogs, um sem número de conversas internacionais encontra-se em plena marcha, graças aos milhões de links e a um centro de informação inspirado no imediato, na intriga e na tensão. Aumentar a fasquia de um projeto pode simplesmente significar dar um passo extra, manteres-te fiel a uma ideia estranha ou dedicares-te a uma prática regular.

Compromete-te de um modo significativo com um objetivo, personaliza-o e torna-o uma exclusividade tua. Depois disso, vê um projeto, que de outra forma ficaria adormecido, despertar e dar lugar a uma nova energia, criatividade e distinção.

Exije sempre o melhor. O céu é o limite. E mesmo que falhe, vê o lado positivo: ao menos ficarás mais perto das estrelas.

  • Duplica o objetivo;
  • Desafia limites;
  • Cria uma prática regular;
  • Aumenta os teus padrões, valores ou crenças;
  • Faz da tua “luta” um jogo.

 

Ir pelo caminho mais fácil – ou mostre-me um atalho.

Por vezes, um objetivo precisa de uma pausa. A revista TIME relatou que após 8 horas de sono, teria duas vezes mais probabilidades de encontrar um atalho para resolver um problema do que de outra forma. Sugere assim que ir com calma faz bem ao cérebro e que o que é bom para o cérebro é bom para a alma.

Estarás a trabalhar demais, a não te alimentares como deve ser e cansado? Então talvez esteja na altura de considerares seguir um novo caminho. Não percas tempo a reinventar a roda! Lê um livro da autoria de um especialista, junta-te a um grupo que esteja interessado no teu projeto, inscreve-te para receberes alguma newsletter informativa ou pede a alguém para se juntar a ti e ajudar-te.

Por exemplo, imagina que eu estava a escrever um roteiro e estava a batalhar para conseguir cumprir um horário imposto por mim mesmo, ora, eu podia facilitar muito mais o meu projeto se me inscrevesse para uma aula de escrita. Pois só o facto de conjugar tarefas de escrita semanais com exercícios de escrita feitos em aula iria acelerar muito mais o desenvolvimento do meu roteiro.

Outro atalho, muitas vezes negligenciado, é a ponderação em dar passos mais pequenos, desmontar em mini-objetivos. Quanto mais pequenos forem os projetos, mais fácil será atingir o objetivo. Deng Ming-Dao escreve no EVERYDAY TAO:

“Uma polegada numa direção e a seguir, outra polegada noutra direção, fará imediatamente a extensão de duas polegadas”.

Gradualmente, vamos melhorando nesse sentido. Vai pelo caminho mais fácil e poupa mais energia.

  • Não reinventes a roda – em vez disso, encontra alguém que já o tenha feito;
  • Abranda ou muda o passo;
  • Mantêm um número mínimo de padrões diários;
  • Anota tudo – ideias soltas em oposição a ideias perdidas;
  • Quanto mais pequenos forem os projetos mais fácil se torna atingir o objetivo.

[hr]

  • Começa agora a pôr em prática estas dicas para alcançares, mais rápido, os teus objetivos.
  • Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
  • Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
  • Para não perderes um artigo subscreve por email (rss_icon4_130x60), gosta no Facebook (facebook) e segue no Twitter (twitter icon2).

Comentários no Facebook

Leave a Reply