“A força que tiramos da irritação é apenas fraqueza.” – anónimo

Introdução.

Todos nós nos irritamos. Alguns de nós irritamo-nos poucas vezes outros muitas vezes. Alguns de nós conseguimos controlar a nossa irritação, outros não.

Alguns de nós exprimem livremente a irritação, outros suprimem-na. Por que nos irritamos? 

Há algum modo de controlar a irritação?

Como podemos fazer isso? Irritamo-nos quando somos impedidos de fazer algo ou quando as coisas não são feitas à nossa maneira. Irritamo-nos quando os nossos desejos não são cumpridos ou quando as outras pessoas não concordam com o nosso ponto de vista. Irritamo-nos quando não somos capazes de entender os pontos de vista dos outros, quando julgamos os outros.coach

Experimenta enumerar os teus amigos. Agora pensa numa situação que pode causar irritação neles e imagina as reações que os  teus amigos podem ter. Vamos supor esta situação – um amigo teu está num restaurante, sentado à mesa, quando alguém derrama involuntariamente algo quente nas mãos dele. Agora imagina a mesma situação mas mudando de amigo ao longo da lista. As reações vão variar muito, de amigo para amigo. Um amigo teu desata a rir enquanto outro chama o gerente e faz uma grande cena no restaurante, grita e diz certas coisas. As reações são diferentes porque eles controlam a irritação de maneira diferente. Como?

Responde não reajas.

Alguns nunca levam as coisas muito sério. Portanto não se irritam por pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia, não dão tanta importância a essas coisas. É da natureza deles. Podemos usar alguma técnica para controlar a nossa irritação? Pergunta-te a ti mesmo: reages imediatamente, ou pensas no que correu mal antes de reagir? Aqueles que reagem espontaneamente, irritam-se mais rapidamente. Aqueles que pensam no que aconteceu antes de reagir são capazes de entender e controlar melhor as suas emoções. Por que não contar até dez antes de reagires? Aprende a responder não a reagir.

Compreende o outro.

Compreender o ponto de vista dos outros pode ajudar em muitas situações. Tal como nós temos o nosso ponto de vista os outros também têm. Porque havemos de forçar os outros a aceitar os nossos pontos de vista? Reconhece que tu nunca podes mudar as outras pessoas. Por que não, pelo menos, tentar entender o que os outros pensam e porquê? Se o teu chefe está irritado contigo não podes reagir imediatamente. Dá um tempo e pensa em todas as razões possíveis e pode ser que encontres a resposta à sua irritação. Se no final achares que é totalmente injustificada, decide desculpá-lo e não reagir furiosamente.

As emoções, podem ser controladas. Precisam de reflexão e prática para poderem ser moderadas. Ao conquistares a tua irritação ficarás uma melhor pessoa. Faz da irritação o teu escravo e não sejas tu escravo da tua irritação.

Photo Credit: عبدالمجيد المطيويع via Compfight [hr]

  • Controlar as nossas emoções pode resultar numa grande diferença para as nossas vida. Controlar a nossa irritação por algo pode ser a primeira delas.
  • Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
  • Para não perderes um artigo subscreve por email (rss_icon4_130x60), gosta no Facebook (facebook) e segue no Twitter (twitter icon2).

Comentários no Facebook

Leave a Reply