“Quando incentivamos nossos filhos a questionar, explorar e avaliar, estamos prepará-los para serem líderes em vez de seguidores” – Linda Elder 

Desenvolvendo a Criatividade das Crianças: 14 Atividades Divertidas

Como pode ensinar aos seus filhos o pensamento criativo? Como pode ensinar-lhes o hábito de pensar "fora da caixa"? Se quer descobrir como, continue a ler este artigo para descobrir 14 atividades

O pensamento criativo é o verdadeiro génio. Crianças inteligentes aprendem rápido e aplicam o seu conhecimento em situações do quotidiano. Mas inventar algo novo, criar algo original, isso é o verdadeiro génio. Numa obra de arte original, numa história original ou numa invenção que possa facilitar a vida de muitas pessoas a originalidade sempre foi admirada.

Ensinar o Pensamento “Fora da Caixa” aos Seus Filhos

Como pode ensinar aos seus filhos o pensamento criativo? Como pode ensinar-lhes o hábito de pensar “fora da caixa”? Se quer descobrir como, continue a ler este artigo para descobrir 14 atividades para o fazer em conjunto com o seu filho e assim o estimular a criar esse pensamento “fora da caixa”.

Atividades para Estimular o Pensamento Criativo

Aqui estão algumas sugestões fáceis e divertidas de atividades que irão contribuir significativamente para o desenvolvimento desta habilidade valiosa de pensamento criativo no seu filho. Ajustes ligeiros podem ser necessários conforme a idade e as habilidades do seu filho.

1. Contar Histórias em Grupo

Jogue este jogo: uma pessoa começa a contar uma história. Ela para após algumas frases e o próximo jogador continua a história. Não há limite para o número de jogadores. É uma ótima ideia gravar a história para que possa ser distribuída posteriormente aos participantes, para o prazer de todos. Esta é uma atividade muito divertida que treina o seu filho (e a si também, se estiver a participar) a pensar de forma criativa.

2. Contar Histórias com Imagens

Prepare uma série de imagens. As imagens podem ser retiradas de um livro, de vários livros, de jornais – ou até mesmo da Internet e impressas numa impressora. Coloque as imagens lado a lado e deixe o seu filho contar uma história usando essas imagens. Pode alternar com o seu filho, desenvolvendo a história com base nas imagens. Este jogo pode ter várias variações: coloque as imagens viradas para baixo na mesa e vire-as uma a uma para continuar a história. Aumente gradualmente a velocidade de virar as imagens, para que o contador da história tenha de inventar a continuação cada vez mais rápido. Quando terminarem com um conjunto de imagens, simplesmente alterem a ordem e veja se o seu filho consegue criar uma história diferente com base na nova ordem.

3. Contar Histórias com Palavras

Prepare uma série de palavras escritas em cartões. Jogue o mesmo jogo, contar uma história usando essas palavras. Além disso pode usar as mesmas variações mencionadas acima.

4. Explorar o Mundo da Música

Toque uma peça de música clássica e deixe o seu filho dizer que tipo de ambiente esta música cria, que tipo de história esta música conta, assim a imaginação do seu filho começará a fervilhar de ideias.

5. Arte Inspirada na Música

Toque uma peça de música e peça ao seu filho para pintar uma imagem que mostre o ambiente que esta música cria ou conte a história que esta música está a contar, assim irá também conhecer o lado artístico do seu filho.

6. Transformar Histórias e Ambientes

Quando o seu filho criar uma história numa das atividades anteriores, peça-lhe para mudar a história de forma a mudar o ambiente. Por exemplo, se a história for triste, consegue torná-la feliz? Consegue transformá-la numa história de mistério? Consegue transformá-la numa comédia ou numa história engraçada?

7. Fomentar a Discussão em Leituras

Ao ler um livro com o seu filho, faça sempre perguntas abertas e provocadoras, como: Como lidarias com esta situação? O que é que a personagem poderia fazer de forma diferente? Como achas que a personagem se sentiu? Em suma, tente puxar pela criatividade do seu filho.

8. Quebra-Cabeça de Imagens

Imprima várias imagens em papel (pode usar cartão se quiser para que as peças sejam mais resistentes). Corte cada imagem em 9 partes (ou mais, se quiser tornar o jogo mais complexo). Agora, deixe o seu filho juntar as imagens novamente. Depois de juntar todas as peças de volta na imagem original, pode misturar as peças, para que o seu filho possa criar imagens novas, combinando peças de diferentes imagens. Comece com duas imagens misturadas e avance para mais e mais imagens. Comece com peças maiores, cortando a imagem em apenas 4 partes, e depois faça peças cada vez menores, cortando a imagem em mais e mais partes. Além disso, use imagens mais complicadas, que incluam mais detalhes.

9. Jogos de Faz de Conta

Jogue frequentemente jogos de “faz de conta” com o seu filho ou “jogos de personagens” com ele. Assim, quando ler uma história, peça ao seu filho para interpretar o papel da sua personagem favorita.

10. Encenar Peças Criativas

Quando o seu filho tiver amigos a visitar, peça-lhes para criar uma peça curta e apresentá-la aos pais. Isto é sempre uma atividade divertida para as crianças e também as mantém ocupadas.

11. Colorir o Incomum

Incentive o seu filho a pintar uma imagem de um objeto. Depois peça-lhe para pintá-lo com cores diferentes. Por exemplo, peça ao seu filho para pintar ou desenhar um monte de frutas. Depois peça-lhe para mudar as cores de todas as frutas. Tenha uma banana vermelha, uma maçã amarela e assim por diante.

12. Despertar a Criatividade em Família

Escolha um dia da semana e peça a todos os membros da família para fazerem as suas rotinas de uma forma diferente. Por exemplo, escovar os dentes de forma diferente do habitual. Ir para a escola por um caminho diferente. Cantar em vez de falar. Levantar-se mais cedo e jogar um jogo novo. Andar para trás…. Seja criativo e incentive o seu filho a ser criativo também.

13. Celebrar a Imaginação

Nunca desencoraje o seu filho de usar a sua imaginação. Se o seu filho contar uma história imaginária, elogie sempre e reconheça a criatividade. Se o seu filho der uma resposta original a uma pergunta, mesmo que a resposta esteja incorreta, reconheça o pensamento criativo.

14. Reconhecer e Incentivar a Criatividade

Mantenha os olhos abertos para qualquer sinal de criatividade e originalidade. Por isso elogie sempre e incentive essas características.

Divirta-se e aproveite! Pela criatividade do seu filho!

Conclusão

Estimular a criatividade nas crianças é um presente valioso. Sendo assim com estas atividades divertidas e desafiadoras apresentadas neste artigo são uma excelente forma de cultivar a imaginação e o pensamento inovador nos mais jovens. Ao encorajar a criatividade desde cedo, estamos a preparar as futuras gerações para enfrentar os desafios do mundo com confiança e originalidade. Assim, ao explorarem estas atividades com os vossos filhos, celebrem cada faísca de criatividade, sabendo que estão a contribuir para um futuro mais brilhante e imaginativo.

[hr]

Comentários no Facebook

Leave a Reply