“Para ter um negócio de sucesso, alguém, um dia, teve que ter a coragem para começar.” – Peter Drucker
Introdução.
Muitos Empreendedores e Empresários querem empreender, mas nem todos sabem como transformar as suas ideias e sonhos em um negócio real. Muitas vezes, não se tem uma ideia clara dos desafios e riscos que poderão enfrentar no processo.
E, para compreender melhor os passos necessários para que um empreendimento dê certo, é preciso ter uma visão clara do propósito do negócio, além de compreender quais desafios que poderão surgir. É neste momento que podemos evidenciar a importância do serviço de Coaching para empreendedores e empresários.
1-Empreendedores e Empresários: a importância do Coaching
Coaching é um processo de acompanhamento profissional que envolve a criação de estratégias para a tomada de decisões mais eficazes para o negócio. O objetivo é dar apoio e motivação aos empreendedores e empresários para manterem o foco no propósito do negócio.
O processo de Coaching pode ser de grande ajuda, pois contribui para que se veja os próprios valores pessoais, além de ajudar na redescoberta das próprias habilidades e no desenvolvimento de novas competências.
O Coaching contribui grandemente para a promoção da gestão do próprio potencial como ser humano e, especialmente, realçar os valores pessoais aliados ao propósito coletivo.
2-Como funciona o Coaching?
O Coach não dá as respostas às perguntas que o empreendedor ou empresário procura. O papel dele consiste em fazer perguntas que levam a identificar opções e adotar perspectivas diferentes da própria, de modo que alargue a sua compreensão do problema ou da situação vivenciada.
As perguntas, que são fundamentais no Coaching, servem como uma ferramenta de reflexão e autoconhecimento, levando ao impulso para a ação. E, entre outros benefícios, promove a aprendizagem autorresponsável.
Esse processo contribui na identificação de oportunidades de soluções para os problemas e desafios enfrentados. E tudo isso aliado à noção de propósito, que é um ponto central do processo de Coaching para o empreendedor e empresário.
3-Conhecer e estabelecer o propósito do empreendimento
A ideia de abrir um negócio não pode estar atrelada apenas ao lucro ou à ideia de ser o patrão de si próprio. É necessário que se conheça os pontos fortes e fracos, tanto das pessoas envolvidas, como do mercado em que o empreendimento está inserido.
O processo de Coaching promove descobertas e redescobertas que ajudam em todas as áreas da vida, pois funciona como uma espécie de despertar. E, portanto, conhecer as forças e as fraquezas ajudam a definir o propósito do negócio, afinal um empreendimento não pode funcionar efetivamente se não tiver um propósito para além do lucro. Um programa de Coaching eficaz leva em conta os pontos fortes e pontos de melhoria, e refletir sobre eles ajudam na melhor tomada de decisão.
Cada vez mais, as pessoas deixam de pensar em fraquezas e dedicam-se a desenvolver as suas forças para levar os seus empreendimentos adiante. Mas ter uma noção das próprias fraquezas e desafios do mercado, ajudam-nos a aprender a delegar tarefas e a lidar com as incertezas.
4-Conclusão
Se tem um negócio ou deseja empreender, uma boa dica é procurar ajuda de um profissional de Coaching, pois ele vai orientar na definição de práticas e estratégias eficazes para que o seu negócio tenha sucesso e se destaque entre os concorrentes.
Além disso, o Coaching mostra a importância de se estar em constante aprendizagem, para que o empreendimento evolua de acordo com as necessidades dos clientes e do próprio negócio.
Se tem uma ideia de negócio e precisa de ajuda para se orientar e manter o foco no propósito do seu negócio, marque agora uma 1ª sessão grátis com um Coach.
[hr]
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar clicando AQUI.
- Para não perderes um artigo subscreve a Newsletter, gosta no Facebook (
), segue no Twitter (
) e no LinkedIn(
).