“A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.” – Albert Einstein

Introdução.

Exercícios básicos de concentração colocam-te num estado de consciência onde as distrações são abandonadas, e o teu raciocínio é capaz de funcionar melhor, de forma mais clara e mais eficazmente. Eles ajudam-te a pensar com maior clareza e a concentrares-te melhor. 

São exercícios fáceis, para pensar fora da caixa e para ter mais criatividade e, podem ser feitos e usados a nível profissional ou pessoal.

Melhorar o raciocínio, em minutos.

Um exercício básico de concentração começa por te sentares, relaxares e respirares profundamente pelo nariz. Fecha os olhos e ganha consciência da tua respiração e do ar a entrar e sair. Passado um minuto, muda a tua atenção para o teu corpo, uma parte de cada vez, tomando nota das sensações de frio, calor, dor e tudo o resto que identificares. Passados alguns minutos, muda e começa a prestar atenção aos sons à tua volta, sem pensar neles. Ouve apenas.Mais raciocínio
Quando sentires que é a altura certa, abre os olhos e, olhe à tua volta como se estivesses a ver tudo pela primeira vez. Descansa os olhos num objeto durante um minuto, examina, olha mas sem falares com a tua mente sobre isso. Depois muda para outro objeto, e outro, ao mesmo tempo que continuas a ter consciência do teu corpo, da tua respiração, e de quaisquer som à tua volta. Mantêm-te neste estado de consciência até que estejas pronto para te levantar.
Estares consciente do teu corpo, respiração e ambiente, coloca-te mais dentro “do momento presente.” A tua mente encontra-se num estado receptivo, com poucas das distrações mentais ou pensamentos que bloqueiam o pensamento criativo e que te impedem de pensar com clareza. Fazer um exercício de concentração, antes de tarefas mentais importantes, dá-te um maior raciocínio, mais foco, mais concentração.

Um truque, ainda mais fácil, para melhorar o raciocínio.

Experimenta este exercício: quando te sentires stressado, pára, e cuidadosamente observa-te a ti mesmo com o fim de identificar o que te está a incomodar. Talvez estejas à espera que algo de mal aconteça, uma discussão que está para acontecer ou estás preocupado com alguma coisa, ou sentes algum tipo de dor. Tome nota de tudo o que encontrares.
Depois lida com estas irritações mentais que te estão a gerar stress, faz qualquer coisa, age. Faz o telefonema que tens em mente, pede desculpas à pessoa com a qual está a discutir, termina o que te incomoda. Se não houver nada que possas fazer agora, diz isso a ti mesmo, aponta na tua lista para fazeres noutro dia. Faz este exercício e vais sentires-te menos stressado, e mais capaz de te concentrares nas tarefas que tens em mão. Vais ter um melhor raciocínio.

Photo Credit: h.koppdelaney, simpologist via Compfight [hr]

Comentários no Facebook

Leave a Reply