“A vida é mesmo simples, mas insistimos em fazê-la complicada.” – Confucius
Introdução.
Os 10 pressupostos internacionais do Coaching são princípios gerais orientadores da prática do Coaching pelo mundo. Princípios éticos que devem ser seguidos e respeitados na prática nas sessões de Coaching.
O Coaching rege-se por esses 10 pressupostos básicos que, deverão ser aceites e vividos pelo Coach. São eles:1- As perguntas.
“O Coach tem as perguntas e o cliente as respostas.” Significa que o Coach parte do princípio que o cliente tem sempre as respostas e que cabe ao Coach a realização de perguntas poderosas para terem o impacto necessário no Coachee.
2- O respeito.
“O mapa não é um território.” Ou seja, o Coach tem total respeito e sigilo ético pela maneira de ser do Coachh e pelo seu ‘mapa-mundo’.
3- O Feedback.
“Não há falhanço, só há Feedback.” O feedback constante dado ao Coachee é vital para este ir ajustando os resultados obtidos. Estes resultados não são vistos como ‘falhanços’ mas como um caminho, através de tentativa e erro, para chegar a um fim.
4- Os recursos.
“Todas as pessoas têm os recursos dentro delas, ou podem adquiri-los.” O Coach parte do princípio que o Coachee tem todos os recursos necessários, disponíveis dentro dele ou possíveis de serem adquiridos por este.
5- A melhor opção do momento.
“As pessoas optam sempre pela melhor opção que têm disponível no momento tendo em conta o seu contexto.” Tal como nós, que tomamos a escolha que melhor satisfaz determinada questão, consoante o contexto e os recursos disponíveis no momento, também o Coachee. E nesse sentido, o Coach deverá respeitar, com humildade e sem julgamento, a decisão do Coachee.
6- Causa / efeito.
“Cada pessoa cria a sua própria realidade.” O que está a acontecer ao Coachee, a realidade que este está a viver, é criada por ele.
7- A ação.
“Se queres compreender, age.” É a única forma para se compreender todo o processo é com ação. Aje e toca tudo à tua volta.
8- A flexibilidade.
“Se não estás a ter resultados, faz de outra maneira.” A flexibilidade, aliada ao feedback, permite alterar, ajustar, fazer as coisas diferente para ter resultados diferentes.
9- O positivo.
“Todo o comportamento tem por detrás uma intenção positiva.” Aqui não se trata de bons ou maus comportamentos mas de intenções ou seja, todo o comportamento, toda a ação, têm na sua origem uma intenção positiva.
10- A não imposição.
“Nenhum destes pressupostos são para impor ao teu cliente.” Nada é imposto ao Coachee.
“As coisas não mudam – nós mudamos.” – Henry David Thoreau
Photo credit: paojus alquiza, Muhammad Ahmed, via Compfight [hr]
- Estes pressupostos Internacionais do Coaching garantem o sigilo e a ética das tuas sessões de Coaching.
- Já tens um Coach? Vê as razões para teres um Coach na tua vida.
- Marca as tuas sessões de Coaching ou vê alguns testemunhos de quem já teve sessões de Coaching.
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Para não perderes um artigo subscreve por email (
), gosta no Facebook (
) e segue no Twitter (
).