“Lideres pensam e falam sobre soluções. Seguidores pensam e falam sobre problemas. “ – Brian Tracy

Introdução

Os problemas são parte da vida. Eles acompanham-nos desde a nascença e irão continuar a fazê-lo até ao crepúsculo da nossa vida. Mas isto não é razão para ficar zangado. De facto, pensar que os problemas acontecem a toda a gente, mesmo toda, deveria ser um alívio para todos. Conhece algumas dicas práticas para a resolução eficaz de problemas.

 

Dicas para resolução eficaz de problemas

Os problemas não são o resultado de ser má ou boa pessoa. Eles acontecem a pessoas más e boas de igual forma. Algumas vezes, apesar da nossa melhor consideração e planeamento cuidado, os problemas vêm ao nosso encontro nas mais inesperadas circunstâncias.

Aqui estão algumas dicas para conquistares os teus problemas, para a resolução eficaz de problemas:

1. Localiza a raiz do problema.

A melhor maneira para começar a encontrar uma solução para um problema é tentar descobrir como o problema começou. Se te encontrares perdido no meio da estrada, é provável que tenhas seguido por uma curva errada algures a meio do caminho. Esta é a razão pela qual tens que voltar atrás, refazer os teus passos, e descobrir onde erraste. Desta forma serás capaz de descobrir o caminho que deves seguir, que estradas evitar e como chegar ao destino.

2. Não te preocupes com coisas pequenas.

Problemas pequenos são melhor lidados com um ‘encolher de ombros‘. Ter um ‘dia com o cabelo desarranjado’ ou partir uma unha não é razão suficiente para se romper em ataques de histeria. Claro que é irritante: mas passa por cima disso! As pessoas irão ficar surpreendidas como uma pequena mudança na tua atitude pode ter tanto efeito na resolução dos teus problemas. De facto, muitos dos problemas que as pessoas encaram irão dissolver-se se elas mudarem apenas a sua atitude. Ao invés de se focarem nos aspetos negativos da vida, elas deviam tentar tirar o melhor de cada situação.Resolução eficaz de problemas leva a soluções2

Se não estás satisfeito com a situação em que te encontras, esforça-te para fazeres algumas mudanças positivas na tua vida.

3. Confronta os teus problemas.

Não confrontar os problemas pode conduzir a problemas maiores. Antes de podermos resolver os problemas temos de lidar com eles. Por exemplo, uma pessoa fingir não estar doente quando sabe muito bem que está a sofrer de uma doença, não a irá ajudar a resolver o seu problema. De facto, isto apenas irá piorar a situação se ela se recusa a procurar a ajuda médica necessária.

O problema com o ‘escolher’ ignorar os problemas é que pode levar a problemas maiores. Algumas pessoas que escolhem fugir aos seus problemas podem virar-se para o álcool, drogas, ou outros comportamentos autodestrutivos, simplesmente porque querem evitar os problemas que encontram. Isto, por sua vez, torna-se parte do problema. Ao invés de encontrar uma solução, elas encontram problemas maiores.

4. Pede ajuda.

Podemos tirar força de um grande número de pessoas. Uma das melhores maneiras para resolver rapidamente um problema é sessoes coachingpedir ajuda. Aqui entram amigos e família (e não só). Não só estes serão capazes de te ajudar fisicamente mas também podem ser uma fonte de ajuda emocional. E também serão capazes de sugerir ideias que podem muito bem ser a chave para encontrar a solução para o teu problema!

Ter problemas não significa “o fim do mundo”. Significa apenas que vais ter de trabalhar arduamente para encontrar as soluções para os teus problemas. Vais ter de pensar fora da caixa. Com estas 4 dicas não só irás resolver os teus problemas como poderás ganhar muito conhecimento e sabedoria pelo caminho!

Photo Credit: StockMonkey.com via Compfight cc [hr]

  • Aprende a desenvolver a tua intuição porque ela também pode ser usada para resolveres eficazmente os teus problemas.
  • Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
  • Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
  • Para não perderes um artigo subscreve por email (rss_icon4_130x60), gosta no Facebook (facebook) e segue no Twitter (twitter icon2).

Comentários no Facebook

Leave a Reply