“Criatividade é o que resta depois do tempo gasto.” – Albert Einstein
Queres soluções criativas para os teus problemas?
Para conseguires as soluções mais criativas tens que pôr a tua mente a olhar em novas direções.
Índice:
[hr] Exemplo #1
Tu tens um colega de trabalho desagradável e que não sabes como lidar com ele. Então perguntas acerca do problema, “E se tal fosse…” e inseres a palavra “menor.” De que maneira tu podias tornar o problema menor? Passar menos tempo com essa pessoa? Ser transferido? “E se tal fosse… divertido?” faz-te pensar se fosses irritante se isso não o mantinha longe de ti. “Perto” faz-te pensar se tratasses melhor esse colega ele não seria melhor para ti. E continuas lista abaixo a trabalhar cada palavra com o intuito de ganhar novas ideias, às quais, mais tarde, darás um olhar mais analítico.
[hr] Exemplo #2
A tua casa está atulhada de coisas porque tu geres o teu negócio a partir dela. Tu perguntas, “E se tal fosse…” e inseres uma palavra da lista,p.e., “menor.” A tua casa já é demasiado pequena, mas poderás o negócio ser mais pequeno? A palavra “dividido” pode dar-te a ideia de manter o negócio numa parte específica da casa. Uma vez que a maioria das palavras da lista não irão ajudar-te, tu podes passar rapidamente à frente das irrelevantes. Mas não as rejeites automaticamente sem alguns segundos de consideração. “E se tal fosse irremediável? ” Pode parecer uma palavra inútil, ou então pode fazer-te perceber que não podes mais manter o negócio em casa. Mudares-te para um escritório arrendado pode ser a mais rentável das tuas soluções criativas.
Lista de palavras para soluções criativas.
Cria a tua própria lista de palavras. Inclui adjetivos, frases descritivas, e quaisquer palavras que possam mudar a tua perspetiva. Aqui está uma pequena lista para começar:
E se tal fosse… maior, menor, mais longe, mais perto, mais cedo, mais tarde, mais fácil, mais difícil, mais alto, gordo, rico, negro, certo, irremediável, mais recente, aborrecido, casual, subtraído de, mais barato, comum, dividido, mais interessante, extravagante, subtil, ou divertido?
Tal como com as técnicas de resolução de problemas, é importante deixar as ideias fluir sem as julgar inicialmente. Tu não queres asfixiar nem bloquear o processo criativo. Toma nota, mais tarde quando tiveres uma página cheia de soluções criativas, avalia as tuas ideias.
Photo credit: 1$WEAR, Milos Milosevic, ccsdteacher via Compfight [hr]
- Experimenta agora usar esta técnica de soluções criativas usando ‘E se?‘
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Para não perderes um artigo subscreve por email (), gosta no Facebook () e segue no Twitter ().