“Autoconfiança é o primeiro segredo para o sucesso.” – Ralph Waldo Emerson 

Introdução.

Muitas vezes, as pessoas pensam que o seu objetivo está fora de alcance e que devem esperar para alcançá-lo. O fato é que elas nem sequer percebem qual é seu verdadeiro objetivo! 

Quando descobrem, realmente, o que as move, alcançar o seu objetivo fica a um piscar de olhos.

Exercício 1.

#1. Escreve um objetivo que queiras alcançar. Não vamos fazer disto o grande objetivo da tua vida, mas algo que possa ser alcançado em mais ou menos seis meses.

#2. Escreve a sensação que terás ao alcançar o teu objetivo – vivo, energético, sexy, realizado, poderoso.

#3. Escreve quando é que queres alcançar esse objetivo.

Agora responde à pergunta:

Qual é o teu objetivo?

Respondeste aquilo que escreveste em #1? Ótimo, mas NÃO. Esse não é o teu objetivo. #1 nunca é o teu objetivo. #1 é apenas uma estratégia para chegar a #2. ESTE SIM É O TEU OBJETIVO, sentires-te de uma determinada forma.

O que nós realmente queremos é a sensação que experimentamos (#2) quando alcançamos essa estratégia (#1). A parte maravilhosa disto é que tu podes decidir ter essa sensação a qualquer momento que queiras! O que respondeste em #3 diz que estás a pôr as sensações (#2): vivo, energético, sexy, etc. no futuro. Não estás a permitir senti-las no momento presente.

QUESTÕES PARA PENSAR…

O que estamos nós a fazer quando renunciamos a nós mesmos esta sensação?
Como nos afeta?
E porque não permitires a ti mesmo ter a sensação de #2 e tomares ações em direção ao teu objetivo, agora mesmo?

Isso vai-te ajudar a alcançar aquilo a que já te propuseste fazer. Agora já sabes, podes ter essa sensação a qualquer momento, sem precisares de estar preso a uma estratégia. Já sabes também o que fazes quando procrastinas ou ficas sentado numa ambição, que é, estares a recusar, a ti mesmo, a sensação que queres sentir, porque pensas que ela está ligada a uma estratégia. Se pensares um pouco sobre o assunto, somos nós que nos damos a nós próprios, frequentemente, as sensações que experimentamos diariamente. Nós decidimos como nos vamos sentir, e depois vivemos essa sensação.

Exercício 2.

Escreve uma sensação ou desculpa associada com o não fazeres exercício físico: _______________ (a) .

Acabaste de DECIDIR que estas demasiado _______________ (a) para fazeres exercício físico e vives, racionalizas e aceitas as tuas próprias desculpas!

alcançar qualquer objetivoO que acontece aos teus objetivos quando TU decides viver na sensação de _______________ (a) que escreveste acima? Eles ficam em lista de espera e NADA ACONTECE.

Imagina o que aconteceria se CADA manhã tu acordasses e decidisses sentir o que escreveste em #2? Não existiriam mais desculpas em pensar acerca da estratégia, porque sentias o teu objetivo todos os dias e isso leva à ação.
Se o teu objetivo é sentires-te SEXY porque a estratégia é perder 9 quilos, é muito difícil sentires-te sexy quando não perdes esses quilos. A única razão pela qual podes não te sentir sexy é se não ACREDITARES. Mas isso já tem a ver com o teu sistema de crenças. Para controlares esta sensação e torná-la real, deves praticar senti-la a cada momento, todos os dias, para a poderes dominar. Como?

Como alcançar qualquer objetivo.

1. Numa folha de papel em branco, escreve em letras grandes a palavra “SENTIR”. Por baixo escreve em letras grande o que escreveste em #2.

2. Faz cópias e espalha por todo o lado para te lembrares regularmente da sensação que queres ter. No espelho da casa de banho, ao lado da cama, frigorífico, carro, escritório. Estás a colocar-te num cenário para vencer.

3. Antes de ir para a cama, começando hoje à noite, pergunta a ti mesmo “Quais são as duas coisas principais que eu quero fazer amanhã, com o intuito de sentir a sensação que escrevi?” (precisas de papel e caneta à beira da tua cama). NÃO vais dormir sem fazer uma ou outra coisa, senão vai assombrar-te a noite toda! Escreve, agora, as duas ações e QUANDO as vais fazer. Se tiveres uma agenda diária, essa será a melhor “folha de papel” para escrever. Lembra-te, para tornar o sucesso num hábito e dominares este sentimento, tens que praticar todos os dias.

4. Quando acordares, a primeira coisa que deves fazer é ler as ações do dia e as cópias “SENTIR” que fizeste. DECIDE abraçar esta sensação HOJE. Porque ontem já lá vai e o amanhã nunca chegará… tudo o que temos é o que sentimos AGORA.

Photo Credit:  ffaalumni, insane_captureccsdteacher via Compfight [hr]

  • Agora já sabes como alcançar qualquer objetivo: decidindo SENTIR, agora, as sensações certas.
  • Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
  • Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
  • Para não perderes um artigo subscreve por email (rss_icon4_130x60), gosta no Facebook (facebook) e segue no Twitter (twitter icon2).

Comentários no Facebook

Leave a Reply