“Uma razão para tão poucos de nós alcançar o que realmente queremos é que nunca dirigimos o nosso foco; nunca concentramos a nossa energia.” – Tony Robbins
Índice:
Introdução.
Um dos principais problemas que impede o sucesso de uma pessoa é a perda de concentração, do foco. Os obstáculos entram no caminho e encorajam o fim do mesmo. Se queres continuar no caminho para o sucesso é imperativo que aprendas a manteres-te concentrado. [br] [br] É um dos segredos descrito no eBook “5 Traços de Personalidade Obrigatórios para o Sucesso” que podes adquirir grátis. Ficam aqui alguns exercícios fáceis de aprenderes e de implementares.
Silêncio ou barulho.
A maioria das pessoas não se consegue concentrar quando há muito barulho, mas outras funcionam melhor com a música a tocar ou então no meio de uma sala cheia de gente ou num café. Se não sabes o que é melhor para ti então experimenta os diferentes ambientes para saberes. Como? Pega num bloco de notas e uma caneta e tenta escrever uma carta, um relatório, nos três ambientes. Passados 10 minutos verifica o tamanho e principalmente o conteúdo que acabaste de escrever. Em qual dos ambientes escreveste um melhor documento? Agora já sabes onde melhor te concentras.
Ponto focal.
Todas as manhãs, antes de saíres para o trabalho, ou a caminho dele, olha atentamente para qualquer objeto, durante dez minutos. Podes fazer isto enquanto estás no banheiro, no carro ou no metro. É difícil mas não podes mover ou desviar o teu olhar do objeto, aconteça o que acontecer. Segura-o. Não o deixes fugir. Vais ver o que acontece, conforme os minutos vão passando, vais começar a pensar profundamente sobre as coisas que te aconteceram ontem ou nos desafios que tens que enfrentar dentro de poucos minutos. Se isto começar a acontecer significa que estas a conquistar a “arte da meditação”.
Respiração profunda.
No começo podes fazer isto enquanto olhas para o objeto (do passo anterior), mas se queres entrar na verdadeira concentração, faz este exercícios em separado. Senta-te no chão (se não estiveres confortável coloca uma almofada). Fecha os olhos. Respira. Conta o número de inspirações. Quando chegares aos 100, comece a contar para trás, mas desta vez conta as expirações. Dominares isto vai levar o seu tempo, mas uma vez que tenhas conseguido, experimenta com outros tipos de sequências, por exemplo, usar os meses do ano em vez dos números, ou as capitais do mundo.
Movimento.
Concentra-te num animal qualquer: cão, gato, formiga, pássaro, os peixes do aquário. Segue todos os seus movimentos como se eles estivessem no vazio. Estuda cada pequeno ponto do seu corpo. O interesse aqui é aprenderes a diversificar a tua concentração sem que o movimento interfira. [br] [br]
Conclusão.
Pratica estes quatro exercícios e, como magia, vais começar a desfrutar a vida ao máximo, porque vais ser capaz de te concentrares nas coisas que queres e ignorar aquelas que te perturbam e te consomem tempo. Vê como podes ter mais criatividade e pratica diariamente os exercícios e estarás muito mais perto de alcançares os teus sonhos e objetivos.
Photo credit: Daniela Vladimirova, Danny Perez Photography via Compfight [hr]
- Já sabes como te concentrares em 4 passos mágicos. Começa agora a praticar.
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Para não perderes um artigo subscreve por email (), gosta no Facebook () e segue no Twitter ().