“Um homem pode ser tão grandioso como deseja ser. Se você acreditar em si próprio e tiver a coragem, a determinação, a dedicação, propulsão competitiva e se você tiver disposto a sacrificar as coisas pequenas da vida e pagar o preço pelas coisas que valem a pena, isto pode ser feito. ” – Vince Lombardi
Introdução.
Uma razão pela qual as pessoas são bem sucedidas no alcance das suas metas é através da sua determinação para se tornarem bem sucedidas. Primeiro, tu tens de tentar visualizar para onde vais, antes de criar qualquer esperança para alcançar as tuas metas.
Metas escritas são como mapas com direções. Tu tens que ter um destino, direção e um plano de ataque. Se estás a começar uma viajem para uma reunião ou uma viajem de férias, alugarias um carro e irias sem sabem bem que direção tomar e como lá chegar? Claro, podias entrar no carro e começar a conduzir e chegar ao teu destino. Mas as probabilidades de tu chegares lá mais rapidamente seriam bastante maiores usando um mapa com direções para onde queres ir. Metas escritas são suposto serem lidas como um mapa, tu tens de ter direções, um caminho no qual viajar, com a intenção de chegar ao teu destino.Escreve uma declaração,
que vá diretamente ao que tu queres receber na tua vida. As tuas Metas têm de estar escritas. Após serem escritas a mente começa a trabalhar nelas na parte subconsciente. A lista tradicional de metas é em grande parte um produto de velha tecnologia, ou seja, uma caneta e uma folha de papel. É uma boa ideia escrever as tuas metas numa pequena folha de papel ou num cartão, e colocares na tua carteira. Desta maneira podes revê-las frequentemente. A diferença entre uma meta e o sonho é a palavra escrita.
Exemplo #1:
Vamos supor que uma das tuas metas é conseguir “datilografar/digitar” no computador, ou seja, escrever mais depressa no computador. A primeira coisa que tu precisas fazer é escrever a tua meta. Escrevê-la em forma de uma afirmação positiva. “Eu vou começar a praticar a minha digitação 30 minutos por dia.”
a) Esta é uma meta que tu consegues cumprir?
Esta meta é credível? Se a meta não for credível será muito mais difícil de cumprir. Pequenas metas serão mais fáceis de cumprir e quanto mais tu cumpres metas, mais metas tu estabelecerás para ti mesmo. Tu podes praticar a digitação? Sim.
b) A meta vai ser desafiadora?
Essas metas fáceis vão formar bons hábitos quando as cumpres. Tu vês-te a ti próprio a fazer progressos. As pequenas metas vão manter-te motivado para escreveres novas metas. As metas maiores que tu colocas a ti mesmo vão forçar-te a crescer mentalmente. Tu precisas de ter metas a curto e a longo prazo para que possas continuar a fazer progressos enquanto te mantens motivado. A meta de digitar é desafiadora? Sim. A meta de digitar é uma meta de curto prazo? Poderá ser de curto ou longo prazo dependendo de quantas palavras tu queres ser capaz de digitar por minuto. Se hoje consegues digitar 30 palavras por minuto e gostarias de digitar 50 palavras por minuto podes estipular atingir esta meta em três meses. Se quiseres digitar 120 palavras por minuto isto pode demorar até dois anos. Neste caso esta seria considerada uma meta de longo prazo.
c) Comeca a fazer uma lista de como desejas alcançar as tuas metas.
Que ajuda vais precisar para alcançar as tuas metas? Informação, conhecimento, pessoas, organizações, etc. Escreve-as, para cada caso, numa lista clara e analisa-as.
Um exemplo para a meta de digitar: [br]9 de Junho 2013, digitar 30 palavras por minuto; [br] 9 de Julho 2013 digitar 40 palavras por minuto; [br] 9 de Agosto 2013 digitar 50 palavras por minuto; [br] Eu preciso de mais informação, um livro, um professor, software de computador ou preciso de lições locais em digitação? [br]Eu vou escolher encontrar um programa de computador e responsabilizar-me pelo progresso que vou fazendo; [br]
Mantêm a lista simples e diretos ao assunto.
d) Define um prazo para as tuas metas.
Analise onde estás agora em relação à tua meta e depois avalia quanto tempo vais precisar para cumprir a tua meta. Para uma meta de longo prazo, podes estabelecer cinco ou mais anos. No exemplo estão as datas e a quantidade de progresso. Caso não se consiga cumprir os prazos apenas precisas de os prolongar um pouco. Estes prazos não estão gravados em pedra e nunca devem estar.
e) Precisas pôr a meta em ação.
Lê as tuas metas diariamente. Põe à beira da tua cama, na tua secretária do trabalho, ou cola-as no frigorífico. Pôr estas metas em ação vai requerer ação consistente da tua parte. P.e. “Eu irei praticar a minha digitação das sete em ponto às sete e trinta todas as noites da semana. Se eu perder um dia uso o Sábado ou o Domingo como dia de reserva”. Tu podes sempre planear tendo em conta imprevistos e razões pelas quais não vais poder praticar a digitação num dia. Neste caso, é ótimo ter uma reserva como parte do teu plano. Acontecem coisas durante a semana que irão interferir com o seres capaz de manteres as tuas metas.
f) Começa a visualizar as tuas metas.
Cria uma imagem mental clara das tuas metas. uma de cada vez. Começa a ver as tuas metas como cumpridas, como realizadas com sucesso. Se tu puderes visualizar as tuas metas claramente tu vais começar a descobrir maneiras de as alcançar. Vê-te a digitar mais emails para os teus amigos e família ou a responder mais rapidamente aos pedidos no escritório. Começa a visualizar o que tu vais fazer com a tua nova capacidade de digitação. P.e. “Eu estou a planear escrever um livro por isso esta vai ser uma ferramenta útil para acelerar o processo de escrita.”
“Você deve ter metas a longo prazo que o impeçam de ficar frustrado com os fracassos a curto prazo.” – Charles C. Noble
Exemplo #2:
Vamos supor que queres ir pescar ao Alasca. Esta poderia ser uma possível lista de coisas a fazer:
O meu plano de voo, que canas de pesca vou usar, quem vai comigo, como é que eu vou arranjar dinheiro para pagar as férias, onde vou exatamente pescar (o mais específico possível). [br]Agora começo a visualizar esta viajem com imagens tiradas da internet ou de revistas sobre o Alasca. Rapidamente vais começar a encontrar a palavra Alasca no caminho para o supermercado, para o ginásio, etc. E quando passares pela agência de viagens, aquela que tu passas centenas de vezes no teu caminho para o supermercado, vais pensar que estranho não te lembrares de ver a agência de viagens no passado. O que está a acontecer é que está em ação o teu sistema de ativação reticular (SAR). Começas a ver coisas que são familiares ao teu subconsciente. Agora, enquanto estás a fazer compras estás a pensar se essa agência de viagens tem outros pacotes de viagens e descobres que eles têm pacotes de férias a baixo preço que incluem pescar, acomodação e viagem de avião.
Esta é uma ocorrência muito comum, depois de começares a estabelecer metas vais começar a reparar em mais coisas que sempre estiveram lá. Tu podes pedir ajuda para uma determinada meta e dás conta de que há uma livraria ou biblioteca local mesmo ao virar da esquina. [hr]
Cria uma imagem mental clara da meta já alcançada. Faz a imagem clara como cristal, tão vivida no olho da mente quanto possível. Reproduz essa imagem na tua mente repetidamente. Pensa nas metas o tempo que desejares. Podes planear como vais conseguir alcançar as tuas metas, podes falar a cada pessoa neste planeta sobre as tuas metas, podes imprimir as tuas metas em letra grande e colocá-las por toda a parte na tua casa, podes lê-las em voz alta todos os dias, podes ser a pessoa mais positivamente energética, otimista e criativa à tua volta. Mas se não colocares ação nunca vais alcançar nada.
Lembra-te que a persistência e o manteres-te motivado são as chaves principais para alcançar as tuas metas, os teus objetivos.
Photo credit: RayMorris1 via Compfight [hr]
- Já sabes, cria uma imagem mental clara do teu objetivo e torna a tua visão na tua missão.
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Para não perderes um artigo subscreve por email (), gosta no Facebook () e segue no Twitter ().