“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.” – Mary Lou Cook

Introdução.

Muitas coisas grandiosas começaram por ser uma simples ideia criativa. Tu podes ser criativo mesmo que penses que não és.

Ser criativo ou pensar em ideias para mudar o mundo ocorrem da mesma forma. Todas as pessoas podem ser criativas mas têm que estar dispostas a começar a desafiar os pressupostos e a pensar fora da caixa. O processo criativo, ou pensamento criativo, tornar-se-á mais natural ao longo do tempo.

Experimenta as seguintes dicas que te ajudam no caminho de te tornares mais criativo:

1- Guarda as ideias.

Guarda as tuas ideias da forma mais conveniente e confortável para ti no momento. Escolhe a melhor forma de o fazer mas assegura-te que tens maneira de o fazer porque nunca sabes quando uma boa ideia vai surgir.

2- Guarda todas as ideias.

Não te limites só a ideias que parecem possíveis. Guarda todas as ideias, até mesmo as que parecem impossíveis de implementar. Estas últimas são importantes por duas razões. Primeiro, o que parece impossível para ti poderá não ser impossível algures no futuro, ou para outra pessoa. Segundo, ideias impossíveis encorajam mais ideias criativas, as quais talvez sejam mais prováveis de ser implementadas.

3- Muda o cenário.

dicas para seres mais criativo

Muda o teu cenário ou localização. Uma mudança de cenário pode estimular a criatividade dentro de ti. A mudança pode ser tão simples quanto olhar para fora da janela. Podes também visitar um novo local, um parque, uma praia, ou um Centro Comercial. Um novo ambiente pode fomentar novas ideias.

4- Lê diferentes assuntos.

Lê tópicos de diversos assuntos. É fantástico quantas coisas de uma matéria totalmente não relacionada, podem incitar novas ideias. Ao alargar o teu conhecimento em mais áreas o teu potencial de criatividade cresce. dicas para seres mais criativo

5- Dá um passeio.

Sai para um passeio a pé. Algumas das melhores ideias aparecem quando andamos. Isto aplica-se a qualquer forma de exercício moderado.

6- Cinco minutos de foco.

Foca-te em parcelas de 5 a 10 minutos. Não demores uma quantidade de tempo significativa a gerar potenciais ideias. De facto, gerar ideias funciona melhor quando é feito por curtos períodos de tempo. Concentra-te por alguns minutos a gerar um grande número de ideias para uma área ou problema específico. Vê como te concentrares. Depois ‘captura’ o que vier à tua mente ao longo do dia (ver dica #1). Terás várias ideias para consideração num curto intervalo de tempo. Uma dessas poderá tornar-se em algo espantoso.

7- Pensa grande.

Pensa em grande, esquece os limites. Qual é a pergunta que tu fazes para incitar ideias? Quanto maior a pergunta, maior o impacto que essas ideias podem. Perguntas poderosas têm respostas poderosas. Podes começar por abordar problemas mais pequenos mas não te limites a esses. E não esqueças, a tua experiência, conhecimento e talentos únicos devem ser aplicados para ajudar os outros, numa escala maior.

Segue estas dicas e vê como ter mais criatividade e estarás no caminho para gerar ideias com o potencial de mudar o mundo. Começa hoje, começa agora.

 Photo Credit: h.koppdelaney, Toni Blay, Kiky01 via Compfight cc

Comentários no Facebook

Leave a Reply