“A lógica leva-te do ponto A ao ponto B. A imaginação leva-te a todos os lugares” – Albert Einstein
Introdução
A imaginação criativa é mais do que apenas imaginação ativa. Ser capaz de imaginar coisas ativamente, ver e ouvir coisas na mente de uma pessoa, é uma capacidade importante. Mas, não tem que envolver muita criatividade, ou têm?
Índice:
Sonhar acordado, por exemplo, é um processo da imaginação. Pode consistir num mundo de fantasia elaborado mas, cheio de todas as coisas sobre as quais muitas pessoas pensam. A imaginação criativa, então, tem que incluir a capacidade, não só de imaginar coisas, mas de imaginar coisas originais, criativas. É ver coisas que os outros não vêem e surgir com novas ideias.
Como pode cultivar isto?
Como melhorar a imaginação criativa.
Primeiro, pratique a sua imaginação básica. Isto pode ser tão simples quanto pensar mais através de imagens, ou ouvir musica mentalmente. Reproduza pequenos ‘filmes’ na sua mente até que os consiga ver ao seu ‘comando’. Este é um processo simples mas, para aqueles de nós que não conseguem fazê-lo de forma fácil naturalmente, pode ser necessária muita prática. Felizmente, não é uma atividade desagradável.
Segundo, torne-se mais criativo no seu pensamento. Comece por prestar atenção à sua criatividade. Os nossos subconscientes dão-nos mais do que aquilo a que nós prestamos atenção. Ignore os aspetos criativos da sua vida e está a dizer ao seu subconsciente que estes não são importantes. Por outro lado, se der conta de quando é criativo, o seu subconsciente começará a alimentar-lhe com mais ideias criativas.
Terceiro, os ambientes diferentes podem também encorajar a sua criatividade. Quer mais criatividade na sua vida amorosa? Escale uma montanha com a sua namorada/o. Você escreve? Tente sentar-se num telhado para escrever. Quer novas ideias para o seu negócio? Leve um bloco de notas para o parque e sente-se ao pé do lago. Uma mudança de ambiente pode tirar o seu pensamento para fora do seu ‘buraco’ e pensar fora da caixa.
E pode jogar jogos que exercitem a sua imaginação criativa. Um desses jogos usa uma técnica chamada ‘combinação de conceitos’. Sozinho ou com outros jogadores, combine conceitos ou coisas aleatórias de novas formas, e veja quem tem a melhor ideia. Um termómetro e um Outdoor, por exemplo, podem gerar uma ideia para uma placa que verifica as condições do tempo e ajusta a respectiva mensagem (p.e. ‘Saia do calor, venha tomar uma bebida refrescante’ ou ‘Abrigue-se da chuva e aqueça-se com o nosso café gourmet’).
Não espere pela imaginação criativa.
A imaginação criativa pode aparecer a qualquer momento mas aparece mais vezes quando é trabalhada do que quando está à espera dela. Se quer ter invenções criativas comece a redesenhar tudo o que vê, mentalmente. Imagine uma bicicleta melhor, um serviço postal mais rápido ou uma cadeira melhor. Continue isto por três semanas, e tornar-se-à num hábito.
Claro que, a imaginação criativa vai muito para além de resolver problemas específicos ou inventar coisas. As mentes verdadeiramente criativas estão também a surgir com questões o tempo todo, não apenas com soluções.
Se quer ser mais criativo o tempo todo, foque-se em três coisas:
1. Mude a sua perspetiva.
Pensar trabalhar só por trabalhar (para se reformar) pode ser uma idiotice. Pensando dessa perspetiva pode lhe dar ideias de como fazer dinheiro fazendo coisas que realmente gosta e lhe dá prazer. Ou, vendo as coisas da perspetiva do cliente é, com certeza, uma maneira de encontrar melhoramentos nos negócios. Veja tudo de diferentes perspetivas.
2. Desafie os seus pressupostos.
E se os restaurantes não tivessem empregados? Os visitantes pagam a uma máquina assim que entram, alimentam-se num buffet, e tudo é tão automatizado quanto possível, assim o dono, sozinho, podia gerir um grande restaurante. Desafie todos os seus pressupostos como treino. Tem mesmo de pagar a renda? As piscinas precisam de água? Fazer exercício pode ser uma coisa má? Desafiar os pressupostos aumenta a sua imaginação criativa.
3. Deixe as suas ideias correr sem limites.
Uma cama voadora parece ridículo? Poderá levar ao conceito de colchões de hélio. Ao se levantar pela manhã, o colchão começa a subir até ao teto. Perfeito para apartamentos pequenos. Não sufoque a sua criatividade. Relaxe, e deixe as ideias vir a si. Pode sempre descartá-las mais tarde.
Use regularmente.
Para que estas técnicas se tornem parte habitual do seu processo de pensamento, use-as regularmente. Uma vez que demora várias semanas a desenvolver um hábito, lembre-se de as usar todos os dias. Tome nota das suas técnicas favoritas num bloco e traga-o consigo. Olhe para ele ao longo do dia e aplique as novas técnicas a qualquer coisa. Rapidamente ganhará mais imaginação criativa.
[hr]
- Vê outra técnica para aumentar a imaginação criativa, chamada de ‘What if?’.
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
- Para não perderes um artigo subscreve por email (), gosta no Facebook () e segue no Twitter ().