“Carência e limitação só conseguem existir quando damos espaço a elas em nossa mente.” – Bob Proctor

Introdução.

A tua mente subconsciente é a criadora de todas as tuas grandes ideias e é também a sede da tua intuição e da tua criatividade.

Se queres conhecer o verdadeira poder da tua mente então é muito importante que compreendas as suas funções e como estas interagem entre si.

[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”reg” ihc_mb_template=”1″ ]

Funções da mente.

A mente tem duas funções totalmente diferentes – os nomes geralmente usados para as distinguir são os seguintes.
1- Mente Consciente
2- Mente Subconsciente

Existem muitos outros termos mas estes dois são os mais usados para representar as duas funções da tua mente.

Para nos ajudar a perceber melhor a mente consciente e subconsciente vamos estabelecer um paralelismo com uma árvore e com as suas raízes:

– A tua mente consciente é a árvore, a que te ajuda em situações diárias tais como tomada de decisões, pensamento lógico ou,liberta o poder do subconsciente simplesmente, descobrir o que fazer e qual a melhor forma de o fazer. Quando pensamos em “eu” pensamos acerca da nossa mente consciente, a mente da qual temos plena consciência. Esta parte da nossa mente toma decisões por nós e dirige as nossas atividades, assim como analisa, critica e até nos controla.

– A tua mente subconsciente são as raízes. Esta parte da mente lida maioritariamente com repetições de comportamento adquirido. Isto pode ser muito útil para ti porque dá-te capacidade para lidar com as situações com muito mais facilidade da próxima vez que elas surgem. Tudo o que vemos, ouvimos, cheiramos, provamos, tocamos ou sentimos passa pela mente consciente e chega à mente subconsciente, onde é guardada. [hr]

Quando aprendes a melhor forma de lidar com uma dada situação irás achá-la muito mais fácil da próxima vez que a fizeres. Isto acontece porque estás a usar informação que já se encontra guardada. Por exemplo, quando aprendes a andar de bicicleta uma vez, liberta o poder do subconscientenão tens mais que pensar, de forma conscientemente, sobre isso. Isto é porque a informação guardada vem até ti automaticamente da próxima vez que andares de bicicleta.

Tal como se aprenderes onde se encontra cada letra no teu teclado – acabas por poder digitar sem olhar porque formaste a imagem mental do teclado na tua mente subconsciente.

São apenas duas das instâncias de como a nossa mente subconsciente guarda relações de comportamento adquirido mas  certamente encontras muitos mais exemplos na tua vida diária!

A informação da mente consciente passa para a nossa mente subconsciente e existe uma ligação muito forte entre as duas. Diz-se que tudo o que vimos, ouvimos e experimentamos é entendido pela tua mente consciente e depois é guardado na tua mente subconsciente, como uma memória. Não só esta memória é guardada, como um acontecimento em si, mas também são guardados todos os sentimentos ligados a esse acontecimento. E mais, todo o teu sistema de crenças também reside no teu subconsciente.

Subconsciente.

Mas a tua mente subconsciente não guarda só as tuas memórias e sentimentos. É também a criadora de todas as grandes ideias que já tiveste e é também o ‘lugar’ onde se encontra a tua intuição e a tua criatividade. Se souberes como te concentrares podes ir para esse ‘lugar’ mais facilmente.

O teu subconsciente mantém-te também em andamento, sem que te apercebas disso. Ele toma conta das funções corporais, p.e. o liberta o poder do subconscientebater do coração, e executa automaticamente atividades como movimento, linguagem, perceção visual e um grande número de outros processos da tua mente e do teu corpo.

O teu subconsciente ‘analisa’ se estás em conflito e angústia; avalia o teu ambiente à procura de perigos e ameaças e transmite e interpreta perceções, sensações e sentimentos. Por fim, mas não menos importante, ele é o ‘armazém’ de todas as tuas experiências e decisões – tudo o que faz de ti a pessoa que és hoje.

Photo Credit: bilobicles bag, h.koppdelaney, IOTAGLOBAL, Martin LaBar (going on hiatus) via Compfight [hr][/ihc-hide-content]

Comentários no Facebook

Leave a Reply