“Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros e se divertir.” – Mary Lou Cook

Introdução.

Muitas pessoas acreditam que o objetivo de qualquer sociedade é o progresso, no entanto, para a maioria de nós, não é fácil habituar-nos a algo novo. Na sociedade e na vida, as pessoas criativas nunca serão desarmadas pelas circunstâncias inesperadas da vida porque sabem que o progresso através do pensamento criativo as fazem avançar e seguirem em frente com as suas vidas.

Progresso através do pensamento criativo.

Demora algum tempo para cada um de nós se adaptar a um novo ambiente, até mesmo usar uma nova ferramenta, cozinhar um novo prato ou encontrar uma nova paragem de autocarro. Esta é a razão pela qual muitas pessoas se agarram à maneira como as coisas são e lhes é muito mais fácil fazer as coisas como ‘sempre fizeram’.

O dia-a-dia, de qualquer pessoa, consiste num grande número de atividades repetidas, como conduzir o carro, vestir-se, comer entre outras. As pessoas fazem a maioria destas atividades de forma automática, sem pensar muito. Operações automáticas ajudam o cérebro a evitar esforços desnecessários mas muitas pessoas utilizam, também, esta capacidade natural do cérebro de forma errada e acabam por bloquear o processo criativo.

Progresso atraves do pensamento criativo3Elas criam atividades ‘chapa-5’(iguais) nas suas vidas, usam as mesmas expressões, comem a mesma comida e vão aos mesmos supermercados. As pessoas vivem a mesma perspetiva do mundo, a sua vida inteira. É claro que na maioria dos casos a preguiça fá-las viver com a ‘chapa-5’ porque é muito mais fácil fazer as coisas habituais, dizer as frases habituais e fazer o mesmo trabalho todos os dias do que esforçar o cérebro, criar algo novo e fazer progresso na sua vida.

No entanto, existem ainda muitas atividades que exigem criatividade, capacidade para nos orientar em situações novas e incomuns. A vida traz-nos surpresas todos os dias, e às vezes é impossível estar preparado para todas as circunstâncias. A situação económica e politica de qualquer país no mundo muda a cada mês ou ano, e provoca mudanças em muitos aspetos das nossas vidas.

As pessoas de hoje precisam de ser criativas para ganhar vantagem, porque é impossível encontrar condições de vida ou trabalho favoráveis, sem enfrentar mudanças e circunstâncias inesperadas.

Não existem muitas pessoas que pensam e agem criativamente. A maioria destas pessoas são empresários bem-sucedidos, artistas ou políticos, porque elas podem usar eficazmente a capacidade natural do cérebro para pensar criativamente. Pessoas criativas e imaginativas não alcançam sucesso somente para elas; elas contribuem também para o progresso da sociedade.

É por isso que é importante treinar-se a si mesmo para ser criativo, para ter mais criatividade e livrar-se das opiniões e da ‘chapa-5’ na sua mente.

Primeiro passo.

Pensar criativamente é compreender quais as atividades que se podem aplicar ‘chapa-5’ (tais como operações simples do dia-a-dia como conduzir o carro) e quais as atividades que exigem criatividade (tais como trabalho, negócios, educação, criar filhos).

Segundo passo.

Faça as suas atividades diárias, como trabalho ou família, de forma criativa. Enriqueça o seu conhecimento sobre o seu negócio e encontre maneiras novas de o melhorar. Não tenha medo de dar trabalho ao seu cérebro porque, na vida diária, as maioria das pessoas utiliza apenas 4-5% da capacidade do cérebro para pensar.

Finalmente.

Por fim, esteja consciente que se você for uma pessoa criativa e imaginativa você não será desarmado por circunstâncias inesperadas ou mudanças na vida, porque você consegue sempre arranjar maneira de se ajustar e seguir em frente na sua vida, de pensar fora da caixa.

Photo Credit: Anna Fischer via Compfight cc[hr]

 

  • Desenvolver a tua intuição, acreditando nela, também te ajuda a progredir no dia-a-dia.
  • Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
  • Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
  • Para não perderes um artigo subscreve por email (rss_icon4_130x60), gosta no Facebook (facebook) e segue no Twitter (twitter icon2).

Comentários no Facebook

Leave a Reply