“Aquele que falha a planear está a planear falhar.” – Winston Churchill

Introdução.

Muitas vezes as pessoas definem metas para si, mas deixam de fora um passo fundamental – criar um plano! Se já estabeleceste metas no passado e até és daqueles que escreve as tuas metas, mas não as alcançaste, talvez tenha sido por não teres criado um plano de ação para conquistar essas metas.

Mapa do tesouro.

Passar algum tempo a estabelecer metas é apenas uma parte do processo de estabelecer metas, e muitas pessoas ignoram a outra parte, a de criar um plano de ação! Sem um plano, as tuas metas mantêm-se incompletas. É como ter um destino mas não ter um mapa para lá chegar. As tuas metas dizem-te onde queres ir na vida, e o teu plano diz-te como lá chegar. Como se se trata-se de um mapa do tesouro. O tesouro é o teu objetivo.

Um plano de ação é simplesmente uma lista de atividades programadas que farás algures no futuro. Estas podem incluir atividades feitas numa série de dias, semanas, meses, ou anos, dependendo no tipo de meta que estabeleces-te para ti mesmo.

“Um bom plano implementado hoje é melhor do que um plano perfeito implementado amanhã.” – George S. Patton

O teu plano de ação não tem de estar completo até à perfeição na primeira vez que o fazes. Normalmente o que acontece é que a primeira tentativa de criar um plano será vaga e incompleta. Não te preocupes, isso é normal. Os planos de ação devem ser flexíveis, já que serão provavelmente atualizados constantemente enquanto te deslocas em direção à conquista da tua meta principal.

Deves, portanto, criar no teu plano de ação uma série de passos, que pensas que precisa para alcançar essa meta. Pensa nisto como chegar ao tesouro. A tua meta final é chegar ao tesouro mas o que tu fazes para lá chegares é o teu plano de ação. Quando completares o plano, alcanças a tua meta.

Criar um plano é frequentemente negligenciado e um grande número de pessoas disciplinam-se a escrever as suas metas todos os dias mas não criam um plano! Portanto certifica-te de que perdes o tempo necessário para decidir onde queres ir (as tuas metas) e depois crias um plano de ação que te diz como lá chegar!

Vizualização das metas.

Juntamente com o teu plano de ação é também boa ideia usares a visualização para ajudar a clarificar na tua mente o que é que queres alcançar exatamente. Isto pode ser simplesmente pensares nessa tua imagem mental durante uns minutos e imagina-la cumprida, quando estas a ir para a cama. Podes fazer isso 10 minutos antes de adormecer e vais surpreender-te a diferença que faz em alcançares as tuas metas.

Uma das razões pela qual a visualização antes do sono é tão eficaz, é porque fornece acesso fácil ao teu subconsciente. Permitindo-lhe deste modo programar as tuas metas na tua mente, aumentando assim a probabilidade de tu as alcançares.

[hr]

Comentários no Facebook

    1 Response to "Cria um plano de ação para as tuas metas."

    • Eduardo Parreira da Fonseca

      Cada um ter o seu mapa do tesouro (da vida). Muito interessante.

Leave a Reply