“Um pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. Um optimista vê oportunidades em cada dificuldade.” – Winston Churchill
Introdução.
Tu tens o poder para treinar a tua mente a escolher o que tu pensas, em vez de permitir que pensamentos aleatórios te façam refém. O teu objetivo é seres integro e focado, para que decidas o que queres pensar, em vez de teres os teus pensamentos e emoções a reagir ao mundo à tua volta. Ter mais criatividade é mudares velhos hábitos, velhas crenças e desafiar os pressupostos.
Controlo.
A mente não treinada tem mais altos e baixos emocionais porque está a reagir a pensamentos aleatórios. Começa por te focar no que tu queres com, alegria e entusiasmo e começa a ganhar o controlo.
Lembra-te, tal como a terra, o teu cérebro não discerne o que ‘plantas’ e fará da mesma forma para cultivar ervas ‘daninhas’ ou belas flores. És tu que determinas as sementes que são plantadas pelo que tu dizes a ti mesmo, vezes e vezes sem conta. É muito simples, tu és uma profecia de auto-realização porque a tua mente subconsciente não sabe a diferença entre realidade efetiva e realidade imaginada. Se te concentrares no que dizes que não queres, então irás criar isto como o pedido dominante na tua experiência. Por isso, mantêm-te focado no que tu realmente queres.
Define-te como a nova pessoa que decidiste ser. Por exemplo “tenho o peso ideal do meu corpo e do meu estilo de vida.” Se continuas à procura de perder peso, podes querer dizer algo como “estou a permitir que o meu corpo obtenha o seu equilíbrio ideal de saúde e vitalidade”. Muitas das tuas crenças não têm nenhum fundamento de verdade, portanto em vez de promoverem o teu objetivo, estão a reter-te no caminho para o sucesso.
Se tu pensas que estás destinados a ter excesso de peso, ser abaixo de média, pobre, infeliz no amor, desajeitado ou “não seres bom em algo,” então estarás sempre a tomar ações que fazem esses pensamentos ficarem realidade. Nenhum desses pensamentos são, de facto, verdadeiros mas pensar neles cria as crenças e imagens, na tua mente, que reforçam essas afirmações negativas até que eles fiquem, realmente, verdadeiras para ti.
Reprograma os teus piores hábitos.
Tem consciência das direções que dás o teu cérebro. O teu diálogo interno, junto com o que acreditas sobre as circunstâncias, é como tu crias as tuas emoções. Pensamentos negativos farão que desistas mesmo antes de tentares alguma coisa nova. Além disso bloqueiam o pensamento criativo. Tem sempre presente que as tuas palavras podem fazer previsões agourentas.
Se dizes, de um hábito teu, “nunca serei capaz de parar isto; sempre fiz durante muito tempo” então estás a programar-te para acreditar que és demasiado débil e fraco para superar esse hábito. Essas permissões negativas atravancam a tua capacidade de modificar os teus comportamentos.
Presta atenção a ti mesmo quando proferes permissões negativas e reforços negativos. Evita os diálogos internos negativos: “Não posso fazer isto. Não entendo isto. Parecerei estúpido. Sou demasiado velho para aprender novas coisas. Essas coisas fazem-me sentir estúpido. Sou como sou não há nada que possa fazer. Ninguém na minha família pode fazê-lo, por isso eu sei que também não posso.”
Muda os teus pensamentos e o teu diálogo interno para reforço positivo, para modificares velhos hábitos. Uma perspectiva positiva cria mais opções para soluções criativas.
Photo Credit: h.koppdelaney, Look Into My Eyes via Compfight [hr][/ihc-hide-content]
- Lembra-te, foca-te no que queres, mantêm as coisas simples, seguras e sob controlo.
- Se tens alguma questão não hesites em deixar aqui um comentário.
- Sabe + o que é ComeçaAgora – Coaching Yourself e como podes começar.
- Para não perderes um artigo subscreve por email (), gosta no Facebook () e segue no Twitter ().